Categoria:

DIETA ALCALINA

dieta alcalina

A busca pelo corpo perfeito e saudável sempre existiu. Dietas de todo tipo, redução no consumo de alimentos, fazer uma única refeição, ou até mesmo não comer, eram hábitos por essa busca.

No início do Século XX, pesquisadores observavam como as frutas e vegetais, ao invés dos produtos industrializados, contribuíam para a saúde, notaram as diferenças no pH e seus efeitos no organismo.

Diante disso, surgiu os estudos que buscavam entender o balanço ácido-básico. O médico americano Robert Young se aprofundou no assunto, e descobriu que para o corpo funcionar melhor, precisava se manter alcalino, ambientes ácidos favoreciam o surgimento de várias doenças.

A nutricionista VIcki Edgson e a Chef Natasha Corrett publicaram o livro Honestly Healthy: Eat with your body in mind, the alcaline way (Alimentos Para o Bem Estar: Restabeleça o equilíbrio e melhore a saúde com a Dieta Alcalina). Na versão em português: Dieta do pH.

 

OS ALIMENTOS QUE DEVEMOS INGERIR NA DIETA ALCALINA SÃO BONS PARA TODO MUNDO: MUITAS FRUTAS E LEGUMES, ÁGUA EM ABUNDÂNCIA, EVITANDO EXCESSO DE AÇÚCAR, ÁLCOOL E ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. FÓRMULA IDEAL PARA PERDER PESO DE MODO SAUDÁVEL.

 

A Dieta Alcalina favorece o equilíbrio do pH sanguíneo, otimizando seu metabolismo, aumentando a capacidade de eliminação de toxinas, diminui a retenção de líquidos, favorece a perda de peso, mantêm pele, cabelo e unhas viçosas.

Essa Dieta Alcalina não restringe alimentos, pode comer de tudo, desde que apenas 30% dos alimentos tenham efeito ácido.

Divida o prato em 3 partes, sendo metade para folhas verdes e raízes, e na outra metade parte para cereais (arroz integral e quinoa) e o restante para leguminosas (feijão, lentilha, etc.) e carne branca (peixe e frango).

As frutas são de preferencialmente cítricas (abacaxi e laranja) que tem efeito alcalino no estômago após a digestão. No caso do limão, é indicado tomar o suco de meio limão diluído em água em jejum no café da manhã.

As carnes são mantidas na dieta alcalina para saciar e preservar os músculos, em porções moderadas.

Produtos industrializados, refrigerantes, açúcares, farinha branca, frituras e outros alimentos com conservantes e corantes devem ser evitados.

Quanto a pizza e sorvete, consumir somente no fim de semana e eventualmente.

 

O limão auxilia o sangue a ficar ácido ou alcalino?

Se pensou ácido, errou!

Apesar de azedo e de natureza cítrica, ele estimula a alcalinidade no organismo, assim como a laranja e o abacaxi.

 

ALIMENTOS ALCALINOS, MODERADOS, POUCO ALCALINOS E ÁCIDOS

 

    • ALCALINOS: AMEIXA UMEBOSHI, MISSÔ (PASTA DE SOJA), SAL MARINHO, SEMENTE DE ABÓBORA, LENTILHA, BRÓCOLIS, ALGA MARINHA (NORI, KOMBU), CEBOLA, RABANETE, INHAME, BATATA-DOCE, NECTARINA, LARANJA-LIMA, FRAMBOESA, MELÃO,  TANGERINA,  ABACAXI.
    • MODERADOS: CANELA, PIMENTA, ALHO, CASTANHA DE CAJÚ, SALSA, COUVE, ENDIVIA, RÚCULA, FOLHA DE MOSTARDA, LARANJA PERA, AMORA, MANGA.
    • POUCO ALCALINOS: CHÁ VERDE, VINAGRE DE MAÇA, OVO DE CODORNA, AMÊNDOA, GERGELIM, PIMENTÃO, NABO, COUVE-FLOR, REPOLHO, BERINJELA, ABÓBORA, BATATA, LIMÃO, PERA, ABACATE, MAÇÃ,  AMORA, PAPAIA, PESSEGO, MANTEIGA CLARIFICADA (GHEE), QUINOA, ARROZ SELVAGEM, AVEIA, ÓLEO DE COCO, AZEITE DE OLIVA EXTRA-VIRGEM, SEMENTES, ALHO PORÓ, QUIABO, ALFACE, BANANA, MIRTILO, DAMASCO, BETERRABA.
    • ÁCIDOS: FARINHA BRANCA, CARNE VERMELHA, LAGOSTA, QUEIJOS PROCESSADOS, VINAGRE BRANCO, CERVEJA, REFRIGERANTE, SORVETE, ÁGUA COM GÁS, GELEIAS, DOCES, ITENS COM CONSERVANTES E CORANTES.
  •  

Na hora do happy-hour, evite o couvert e os aperitivos, eles costumam ter mais gordura e calorias do que a própria refeição.

Satisfaça seus desejos com alimentos que estimulam a acidez adaptando seus ingredientes.

Na Dieta Alcalina, para adaptar suas refeições ao conceito de pH, comece com mais sucos de frutas, sopas de legumes, diminua sal e se afaste dos industrializados no seu dia a dia.

 

O paladar demora 3 meses para mudar, mas vale persistir.

 

Tudo começa pelo supermercado, anote tudo antes de ir e procure alimentos alcalinos. Evite os demais.

Verifique a etiqueta, atente ao sódio, gorduras e calorias. Nem todo alimento integral ou light é saudável. Prefira alimentos naturais e prepare em casa.

Vá à feira livre, produtos da época são mais baratos. Dê preferência aos orgânicos, quando possível.

Como sempre, deve-se aliar a prática de atividades físicas que potencializam os resultados, além dos benefícios para à saúde.

 

Não se esqueça, antes de fazer qualquer dieta, procure seu médico, endocrinologista, nutricionista ou nutrólogo para melhor orientar sobre as necessidades do seu organismo.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

artigos relacionados

Quer receber mais dicas?

Preencha seu nome e e-mail ao lado para receber nossas novidades

Copyright ⓒ 2021 Blog Vida Saudavel Corpo Sarado | Todos os Direitos Reservados