Categoria:

JEJUM INTERMITENTE

jejum-intermitente

O QUE É JEJUM INTERMITENTE?

 

Em tempos remotos, o jejum era comumente realizado. Não se comia tantas vezes ao dia, ou de 3h em 3h como algumas dietas orientam, indicando que a alimentação era realizada de forma necessária ao corpo ou no momento possível para realiza-la.

Hoje, sem saber as pessoas já fazem jejum intermitente enquanto dormem. Normalmente as pessoas dormem por 8h, 10h ou 12h e sem comer nada. E muitas acordam sem vontade de consumir algum alimento, ocasionando um jejum ainda por mais tempo.

O JEJUM INTERMITENTE, nada mais é do que o intervalo entre uma refeição e outra, ou seja, num período de 24h você divide o tempo de alimentação com o tempo que você não consome nenhum alimento, apenas líquidos, como chás, café sem açúcar e sem adoçante, água natural ou com limão, mas não pode tomar suco. Quanto mais tempo ficar sem se alimentar, o descanso do sistema digestivo ativa a queima de gordura.

No jejum intermitente, você não consome nada de carboidratos, açucares ou gordura, ocasionando o seu corpo a queimar a gordura armazenada,  devido a baixa da glicose e insulina produzida pelo corpo.

Atualmente, muitas pessoas estão praticando para perda de peso, o jejum intermitente, como forma de emagrecimento. Mas vale lembrar que, para praticar o jejum intermitente, o número de vezes por semana varia de acordo com o protocolo praticado e conforme orientação médica.

Nunca faça uma redução alimentar ou dieta sem orientação médica, principalmente se faz uso de medicação regular ou doenças pré-existentes. Cabe ao seu médico autorizar ou melhor aconselhar qual o protocolo mais adequado e permitido para você.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE?

jejum-intermitente-beneficios

 

    • Auxilia no emagrecimento com a queima de gordura;
    • Regula os hormônios do corpo, pressão arterial;
    • Evita várias doenças: como Mal de Alzheimer, tipos de câncer, diabetes…
    • Promove bem-estar;
    • Desintoxica o corpo;
    • Aumenta massa magra;
    • Melhora saúde do corpo: concentração, ansiedade, reparação celular, entre outros;
    • Reduz o colesterol ruim; depressão, inflamações, insulina, entre outros:
    • Aumenta os níveis de hormônio do crescimento (HGH);

 

COMO FAZER O JEJUM INTERMITENTE?

 

jejum intermitente

Existem vários protocolos do Jejum Intermitente. O mais indicado no início é o Jejum de 12h, você pode ingerir alimentos até as 20h e só volta a consumir as 8h do dia seguinte, por exemplo.

Após o jejum, o mais indicado é consumir proteínas, melhorando a qualidade na alimentação.

Caso durante o jejum, não esteja se sentindo bem, pode interromper e consumir algum alimento com gordura ou proteína. Faça de forma prazerosa sem sacrifício, e aos poucos, seu corpo irá responder de forma que não tenha nenhuma dor de cabeça, mal-estar, náusea, como pode ocorrer para algumas pessoas.

Tudo é uma adaptação e baseado no tipo mais adequado para o seu corpo conforme orientação médica sempre.

 

Segue alguns protocolos:

Jejum de 12 horas

Jejum noturno praticado durante o sono naturalmente. Não é o mais eficiente e efetivo, afinal, a janela de jejum é um tanto estreita (12 horas).

Por exemplo, se você janta as 19h e faz café da manhã as 7h do dia seguinte. Este é um jejum de 12h.

 

Jejum de 16 horas

Conhecido como Protocolo Leangains ou Método 16/8, Criado pelo sueco Martin Berkhan, do site LeanGains.com. Este jejum de 16 horas amplia a baixa insulina no sangue, e consumo de alimentos de 8 horas. Você não consome o café da manhã e só vai comer na hora do almoço.

A última refeição às 20h e jejum das 20h ao meio dia do dia seguinte, são 16 horas de jejum, por exemplo.

 

Jejum de 18 horas

Neste protocolo estende ainda mais o período de insulina baixa no sangue.

Por exemplo: janta as 19h e a primeira refeição é às 13h

 

Jejum de 24 horas

Conhecido como Eat Stop Eat. O método foi popularizado por Brad Pilon e tem sido um dos protocolos mais populares de jejum intermitente há alguns anos. Você faz jejum do jantar ao jantar, por exemplo consome as 20h e só volta a consumir algum alimento às 20h do dia seguinte. Ou se preferir, do almoço até o almoço do dia seguinte ou do café da manhã ao café da manhã do dia seguinte. Indicado no máximo 2 vezes por semana.

 

Jejum de 36 horas

Este tipo de jejum, não é recomendado para qualquer um. Todos devem ser acompanhados por um profissional, e esse mais ainda. Em alguns casos, as pessoas que necessitam usufruir melhor e por mais tempo do JEJUM INTERMITENTE, o Jejum de 36 horas se encaixa;

 

Dieta 5:2

A dieta foi popularizada pelo médico britânico Michael Mosley. Consiste em comer 2 dias na semana, apenas 500-600 calorias por dia, sendo 250 para mulheres e 300 para os homens. Nos outros 5 dias a alimentação é normal (saudável e bem estruturada);

 

Dieta do Guerreiro

Esta dieta consiste em comer durante o dia apenas vegetais (em alguns casos adiciona-se fruta) e durante a noite fazer uma refeição normal. Nessa dieta, a alimentação provém de “comida de verdade” e natural, o mínimo industrializado possível.

 

QUEM NÃO PODE FAZER O JEJUM INTERMITENTE?

 

    • Mulheres grávidas, amamentando ou em fase de gravides;
    • Crianças conforme orientação médica, caso for.
    • Pessoas com anorexia, bulimia, ou abaixo do peso

 

MITOS:

 

    • Alimentação de 3h em 3h não emagrece… O consumo de alimentos não acelera o metabolismo, pelo contrário você só vai queimar o que está consumindo e não a gordura acumulada e armazenada.
    • O jejum não desacelera o metabolismo… Ele promove a queima de gordura…
    • Não causa perda de massa magra, ao contrário, fortalece.
    • O jejum promove pulsos do HGH (hormônio do crescimento) e aumenta a definição muscular, vai ter emagrecimento de massa gorda e aumento de massa magra, com o auxílio do consumo de proteínas no término do jejum.
    • Não reduz a imunidade. As toxinas acumuladas em gordura e quando começa a emagrecer e a toxina da gordura vai pro sangue, por isso é Detox… Se o fígado não está bem, você sente os efeitos e sintomas de mal estar entre outros.
    • Pode fazer exercícios normalmente durante o jejum.

Comece antes de fazer qualquer tipo de jejum, a substituição dos alimentos, aumentando o consumo de água, frutas, verduras, diminuindo alimentos gordurosos e açúcares. Além de ser mais saudável, o corpo aceitará essa mudança com mais naturalidade.

Todo e qualquer dieta, redução alimentar, jejum, deve ser realizado sempre com orientação e acompanhamento médico.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

artigos relacionados

Quer receber mais dicas?

Preencha seu nome e e-mail ao lado para receber nossas novidades

Copyright ⓒ 2021 Blog Vida Saudavel Corpo Sarado | Todos os Direitos Reservados