Categoria:

NUTRIENTES

nutrientes

O QUE SÃO NUTRIENTES?

Os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos absorvidos pelo corpo e têm como objetivo fazer que o organismo funcione perfeitamente. Eles são divididos em ‘macronutrientes’ e ‘micronutrientes’.

  • Macronutrientes: (carboidratos, proteínas e gorduras):
  • Micronutrientes: (vitaminas, minerais, água e fibras da dieta).

Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

Os nutrientes são utilizados para a produção de energia necessária à realização de nossas atividades, crescimento das crianças, desenvolvimento e reparação dos tecidos e, ainda para proteger nosso organismo de doenças. Levando em conta todos esses aspectos fundamentais, podemos afirmar: uma alimentação saudável é aquela onde se ingere todos os nutrientes de forma equilibrada, ou seja, respeitando a qualidade e quantidade de cada um.

As quantidades de nutrientes que você necessita são conhecidas por meio de uma avaliação de seu estado nutricional. Essa avaliação é realizada tendo como base idade, sexo, estatura, composição corporal (gordura, musculatura), atividade física e a condição de saúde geral de cada indivíduo.

 

GRUPOS DE NUTRIENTES E ONDE ENCONTRAMOS

 

nutrientes

 

Os grupos de nutrientes se dividem em 8:

» GRUPO 1: Os nutrientes encontrados nesses alimentos chamam-se CARBOIDRATOS, constituindo-se na melhor fonte de energia para o organismo. Compreendem eles os cereais, os grãos, as farinhas, os biscoitos, os pães, as massas.

» GRUPOS 2 e 3: As VITAMINAS e MINERAIS são os nutrientes responsáveis por controlar determinadas funções essenciais ao corpo humano, como a produção de substâncias atuantes na defesa de nosso organismo (resposta imune). Incluem-se aqui as verduras, os legumes e as frutas.

» GRUPOS 4, 5 e 6: As PROTEÍNAS representam o principal nutriente desses grupos, os quais são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo humano. Elas têm o papel de controlar nosso metabolismo, participando ativamente, além disso, no processo de crescimento e reconstituição dos tecidos corporais. Temos aqui o leite e derivados, as carnes, os ovos e as leguminosas.

» GRUPOS 7 e 8: Os LIPÍDEOS e AÇÚCARES, são os provedores de energia para o corpo, mas por possuírem alto valor calórico, devem ser consumidos com moderação. São eles, basicamente, os açúcares e as gorduras. As gorduras se dividem em 3 grupos:

– Gordura Saturada: Encontrada nos produtos de origem animal, são consideradas as mais perigosas. Seus efeitos são a elevação dos níveis de colesterol no sangue, o que pode causar doenças cardiovasculares futuramente.

– Gordura Trans: Faz parte das saturadas e podemos ingeri-las por meio de óleos vegetais. É mais nociva que as gorduras saturadas, elevando o LDL (colesterol ruim) e diminuindo o HDL (colesterol bom).

– Gordura Insaturada: Essa têm um papel importante na redução do colesterol total. Por exemplo, os peixes, ricos em gorduras insaturadas, consideradas menos perigosas.

 

AS FUNÇÕES DOS NUTRIENTES:

 

Tem como 3 principais funções:

  • Prover energia
  • Formar e reparar o organismo
  • Proteger contra as doenças

 

Os alimentos possuem uma mistura de nutrientes que se classificam em:

 

nutrientes

 

  • Nutrientes Energéticos:

Carboidratos – São a principal fonte de energia. Devem estar presentes em várias refeições. São os cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.

Gorduras – Também fornecem energia, mas não devem ser consumidas em grande quantidade pois causam obesidade: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate.

 

  • Nutrientes Reguladores ou Protetores:

Vegetais – São ricos em fibras, vitaminas e minerais. São importantes para prevenir doenças e garantir o crescimento do corpo. Exemplos: alface, cenoura, pepino, brócolis.

Frutas – Também são fontes de fibras vitaminas e minerais. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia.

 

  • Nutrientes Construtores ou Plásticos:

Laticínios – São ricos em cálcio, que forma os dentes e ossos: leite, queijo e iogurte.

Carnes, ovos e feijões – Fontes de proteína. As proteínas ajudam no crescimento do nosso corpo. Devem ser consumidas nas principais refeições, como almoço e jantar.

 

Muitas vezes nem sempre o mais gostoso é o que faz bem para saúde. As verduras, frutas e legumes não são os favoritos das crianças, mas as vitaminas e os minerais presentes nesses alimentos, que diminuem os riscos de contrair doenças e no desenvolvimento do corpo.

Os nutrientes desses alimentos servem para formar os ossos, os dentes, fazer os músculos crescerem e os órgãos funcionarem bem.  E as crianças precisam de muita energia para poder brincar, correr, pular e ainda ter o cérebro bem ativo para seu desenvolvimento.

Além de comer alimentos ricos em nutrientes, é preciso saber balancear a dieta.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

artigos relacionados

Quer receber mais dicas?

Preencha seu nome e e-mail ao lado para receber nossas novidades

Copyright ⓒ 2021 Blog Vida Saudavel Corpo Sarado | Todos os Direitos Reservados