O chá é uma bebida tradicional muito consumido como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos.
Pesquisadores e cientistas, estão se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos.
Estudos sugerem que o chá possui muitas propriedades benéficas importantes, como por exemplo:
- Anticancerígeno,
- Aumenta o metabolismo,
- Ajuda o sistema imunológico,
- Reduz o mau-hálito,
- Diminui o stress,
- Agente emagrecedor, entre outros.
O excesso de consumo, ou o consumo de chá mal conservado ou mal preparado, possui efeitos negativos para a saúde.
O chá possui fluoretos (provocam osteoporose e artrite e são cancerígenos), cafeína (provoca doenças do sono), e oxalatos (provocam problemas renais). Sobretudo, todas estas substâncias têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades.
O chá por si só não faz milagre. Você precisa associá-lo a uma dieta e mudanças de vida saudável.
Não adianta tomar um chá desintoxicante, para livrar o organismo das toxinas que impedem o emagrecimento, e comer alimentos industrializados, repletos de corantes e conservantes.
O açúcar refinado, por exemplo, é repleto de aditivos químicos. É melhor trocá-lo pelo mascavo ou pela stévia, como recomenda o Dr. Lair Ribeiro, médico.
Dê preferência pelo consumo sem açúcar, além de ser mais saudável, você irá usufruir de todos os benefícios das folhas e ingredientes naturais da sua composição.
Mas caso ainda não consiga tomar sem adoçar, prefira o óleo de coco, o stévia 100% ou açúcar mascavo.
Os adoçantes artificiais possuem açúcar e não fazem bem à saúde. Os mais usados são sucralose e aspartame, sendo o mais recomendado, caso seja esta a sua opção, a sucralose que não é absorvido pelo organismo, o aspartame, segundo alguns estudos estimula o aparecimento do Mal de Alzheimer.
COMO PREPARAR O CHÁ?
É simples: ferva a água, junte a erva desidratada e deixe levantar fervura. Depois desligue o fogo e abafe por dez minutos. Consuma quente, morno ou gelado, com ou sem açúcar.
Use 1 colher de sopa de erva para 1 litro de água. Em casos de mais de um ingrediente, recomenda-se 1 colher de sopa de cada erva para a mesma quantidade de água. Triplique a medida se a erva for fresca.
CHÁS EMAGRECEDORES
Hoje existe inúmeros tipos de chás, com propósitos e benefícios diversos. Descubra a ação das ervas no organismo e como combiná-las numa mesma infusão, facilitando a perda de peso ou outros benefícios.
Dica: ervas frescas devem ser acrescentadas somente com água em ebulição, as desidratadas devem ser incorporadas desde o início do preparo.
Posso misturar mais de uma erva no chá?
Pode ser uma, duas ou todas de um mesmo grupo. É permitido combinar ervas de grupos diferentes.
É recomendado o uso de 6 xícaras diárias, mas, se você quiser mais, fique à vontade. O importante é não deixar de ingerir uma xícara de cinco a dez minutos antes de cada refeição, incluindo café da manhã, ceia e lanche.
Além do efeito terapêutico da erva, o chá dá uma sensação de saciedade, amenizando a fome, o que facilita controlar a quantidade de comida colocada no prato.
No caso de você ter retenção e intestino preso, por exemplo, faça um mix de ervas diuréticas e digestivas.
Alfafa e hortelã, são curingas desintoxicante e aromática, respectivamente, merecem entrar em todas as combinações.
De acordo com os princípios ativos e sua ação no organismo, os chás são divididos em 7 grupos.
7 GRUPOS DE CHÁ
Chá Diurético: o fim da retenção dos líquidos
Agem nos rins e no córtex da glândula supra-renal, inibindo a produção do hormônio cortisona, que bloqueia a perda de peso, proporcionando ação contrária, o aumento de peso.
Ervas: cavalinha, dente-de-leão, cabelo-de-milho, sabugueiro, abacateiro, quebra-pedra e salsa.
Chá Digestivo: intestino regulado e barriga lisinha
Contêm substâncias que atuam no fígado, que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino.
Ervas: hibisco sabdariffa, cáscara-sagrada, zedoária, psilium e fucus.
Chá Calmante: ansiedade sob controle
Agem no sistema nervoso central, acalmando e baixando a ansiedade, que costuma desencadear a compulsão à comida.
Ervas: alecrim, hortelã, capim-limão, camomila, melissa, jasmim, mulungu e aniz estrelado.
Chá Desintoxicante: operação limpeza
O principal papel dessas ervas é captar as toxinas do organismo, eliminando-as por meio da urina, das fezes e do suor, colocando um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso.
Ervas: alfafa, salsaparrilha, zedoaria, chá-verde, espinheira-santa, bardana.
Chá Emagrecedor: ação dissolve gordura
Têm princípios ativos que agem nos rins, no fígado e no intestino, principalmente.
Ervas: alfafa, cavalinha, cana-do-brejo, graviola, cabelo-de-milho, carqueja, capim-limão.
Chá Antiviral: fortalece o sistema imunológico
Têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Algumas plantas conseguem dificultar o acesso dos vírus ás células, impedindo as doenças, como gripes e resfriados.
Ervas: alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, alcaçuz, guaco.
Chá Termogênico: potencializa aumento de calor do corpo
Têm como propriedade acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, processo regulado pelo sistema nervoso, transformando glicose e gordura em energia.
Ervas: Canela, gengibre, cravo da índia, chá verde, laranja amarga.
Deve-se observar sempre as contra-indicações para o consumo pelas grávidas, cardíacos, hipertensos e com proibições de algumas ervas por uso de medicação contínua, como também pela restrição da quantidade diária.
Consulte sempre seu médico antes de consumir qualquer erva. Cada caso deve ser respeitado para evitar qualquer desconforto.