Categoria:

SUPLEMENTOS

suplementos

Os Suplementos em sua maioria são necessários como complementação no nosso organismo.

Infelizmente, com a utilização de agrotóxicos, má qualidade de solo, falta de alimentação saudável e desequilibrada, estresse, falta de tempo, consumo exagerado de produtos industrializados, o corpo necessita de bons alimentos ricos em cálcio, vitaminas e minerais.

Os alimentos são fertilizados no mesmo solo inúmeras vezes, ocasionando cada vez mais a escassez de nutrientes no solo. O corpo consome apenas 30% de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Necessitando de uma variedade de alimentos.

Em decorrência desta falta, os suplementos se fazem necessários para repor a deficiência dos micronutrientes (vitaminas e minerais).

No caso dos macronutrientes (carboidratos, proteína, gordura), por si só, conseguem fazer a reposição transformando outras substâncias encontradas no corpo para repor a falta dele.

Em determinadas dietas, o corpo fica debilitado pela falta dos micronutrientes, o organismo apresenta dificuldade em produzir ou armazenar um determinado nutriente, ocasionando problemas de saúde. Por exemplo:

    • Falta de Magnésio pode causar falta de insulina,
    • Falta de Iodo pode causar hipotireoidismo,
    • Falta de Vitamina A pode causar cegueira noturna,
    • Falta de Ferro pode causar anemia,
    • Falta de Vitamina D ou Cálcio pode causar osteoporose, entre outros.

Com isso os suplementos passam ser necessários no dia a dia, com prescrição médica ou de nutricionista.

É necessário um endocrinologista e nutricionista, com exames de saliva, cabelo, para saber a quantidade e deficiência dos micronutrientes, para orientar sobre os suplementos necessários e sua dosagem.

Os suplementos alimentares são substâncias químicas que fornecem doses de vitaminas, minerais e outros nutrientes produzidos especialmente para complementar a alimentação.

Os suplementos Multivitamínicos podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais ou conter apenas determinadas substâncias, como por exemplo, a Creatina e Spirulina, indicados aos praticantes de atividade física.

Os Polivitamínicos contêm todos os nutrientes diários necessários, como o Centrum e o Oneaday, e existem aqueles suplementos que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes.

Os suplementos são indicados para diferentes finalidades, para quem deseja engordar, emagrecer, para os praticantes de musculação ou de esportes que exijam um alto desempenho físico, reposição vitamínica e etc.

Ao contrário dos medicamentos, os suplementos alimentares são usados por pessoas saudáveis, pois não têm a finalidade de curar ou tratar uma determinada doença.

Entretanto, com indicação médica, muitas doenças podem ser prevenidas, com a ingestão equilibrada de determinados suplementos alimentares.

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não para substituir, devem ser administradas sempre sob indicação de um médico e/ou nutricionista.

 

Existem Vários Tipos e Categorias de Suplementos Alimentares:

suplementos

      • Suplementos Hipercalóricos: indicado para ganhar peso, possuem alto valor energético, compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, aqueles que não produzimos no nosso organismo.
      • Suplementos Hiperprotéicos: são ricos em proteínas e indicados para o aumento da massa muscular, possuem compostos de aminoácidos essenciais ao organismo que ajudam na recuperação e formação dos músculos pós-treino.
      • Suplementos Hormonais: indicado para regularizar o sistema de pessoas com déficit hormonal. São substâncias que estimulam a produção de hormônios.
      • Suplementos Termogênicos: são indicados para perder peso e gordura corporal, aumentam o metabolismo acelerando a queima de gordura.
      • Suplementos Polivitamínicos: são indicados para aqueles com carência vitamínica e necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.
      • Suplementos Antioxidantes: ajuda na limpeza do organismo dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças como câncer. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo.
      • Suplementos Naturais: não possuem substâncias sintéticas, porém só devem ser consumidos por indicação de médicos ou nutricionistas.

 

5 Categorias de Suplementos Alimentares

suplementos

      • Repositores Hidroeletrolíticos – suplementos que possuem carboidratos e eletrólitos. Têm por objetivo a reposição de líquidos e sais minerais que são perdidos na prática de exercícios físicos por meio da transpiração.
      • Repositores Energéticos – serve para fornecer energia ao atleta durante o treino, são as “bebidas esportivas”, compostos de glicose, carboidratos, vitaminas e minerais. Evitando a desidratação provocada pela atividade física. Costumam ser comercializados em pó e misturados com água para o consumo.
      • Alimentos Compensadores – são carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, em concentrações diversas, vendidas em pó que deve ser diluído em sucos ou leite.
      • Alimentos Proteicos – produtos com proteínas, de alto valor biológico, proveniente dos animais, podendo conter gorduras e carboidratos.
      • Aminoácidos – é composto de proteínas e sua dosagem não é recomendada para o consumo. Apesar de que os aminoácidos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular, nem sempre é exigido ou aconselhado o uso, visto que nos alimentos que consumimos já existem a quantidade diária para consumo.

 

Como usar os Suplementos Alimentares

suplementos

Para tomar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é importante só tomar o indicado pelo médico ou nutricionista, um profissional da saúde certificado.

Deve-se seguir as regras e normas para compra, e principalmente ler os rótulos antes do consumo. (ANVISA)

Respeitando o tipo e a dose recomendada pelo profissional, garantindo sua eficácia. E principalmente conforme às necessidades individuais.

O excesso de vitaminas ou outras substâncias também podem prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer.

É importante os suplementos para pessoas com carências nutricionais e para praticantes de atividade física, para terem um melhor desempenho ou repor as perdas nutricionais durante essa prática.

Na suplementação desportiva existem vários tipos que devem ser administrados sob orientação de um responsável, além de serem de alto risco, principalmente para cardíacos, precisam ser consumidos de forma correta para que se obtenham resultados satisfatórios.

Suplementos parecem ser inofensivos, mas dependendo da quantidade ou do componente, podem ter consequências desagradáveis, e o mais perigoso, é comprar por conta própria, sem nenhuma orientação profissional.

Nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável, ele serve apenas para suplementar à alimentação. Terá um melhor resultado associado a hábitos de vida saudáveis.

Nos próximos posts iremos falar individualmente sobre alguns dos suplementos necessários ao corpo, suas funções e para que servem.

NÃO ESQUEÇA, CONSULTE SEU MÉDICO, ENDOCRINOLOGISTA OU NUTRICIONISTA ANTES DO CONSUMO DOS SUPLEMENTOS, CABE A ELE PRESCREVER, ORIENTAR E DOSAR A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA O SEU ORGANISMO.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

artigos relacionados

Quer receber mais dicas?

Preencha seu nome e e-mail ao lado para receber nossas novidades

Copyright ⓒ 2021 Blog Vida Saudavel Corpo Sarado | Todos os Direitos Reservados